Como Usar os Porquês?

Como Usar os Porquês? [Por que, Porquê, Porque e Por quê]

Hoje iremos abordar um assunto um pouco confuso para muitas pessoas, que é “Como usar os porquês? Para empregar a utilização dos porquês de forma correta, é necessário entender de forma detalhada as quatro formas, que são elas: porque, porquê, por que e por quê. Estude com atenção, faça anotações no caderno, e se necessário, estude várias vezes esse mesmo assunto. Vamos aprender agora, porque esse assunto cai muito em provas de concursos?

Quando usar porque?

Esse Porque (junto e sem acento), é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação de de alguma coisa. Vejamos um exemplo: Não fui à escola porque estava gripado. ” porque estava gripado” é a oração que indica a razão pela qual não foi ao colégio.
Porque também poderá ser substituído por: pois; visto que; uma vez que; por causa de que; dado que; etç,…

 

Quando usar Por que?

“Por que” separado e sem o acento circunflexo, pode ser usado para introduzir uma pergunta, ou mesmo para estabelecer uma relação com um termo que tenha vindo anterior na oração. Vale lembrar que esse “por que” serve para fazer a pergunta e nunca vem no final da frase.
Veja um exemplo do por que no início da frase, “Por que você não veio ontem?”, também esse mesmo por que poderá aparecer da seguinte forma, “e os garotos, por que não vieram?”.

Português Prático e fácil

 

Quando Usar Por quê?

O “por quê” separado e com acento é usado em interrogações, porém aparece sempre no final de uma frase, onde é seguido por um ponto de interrogação ou de um ponto final. Por quê também poderá ser substituído: “por qual motivo” ou mesmo “por qual razão”. 

Exemplo: Os rapazes não sabem por quê.

 

Emprego do porquê

Podemos usar o PORQUÊ junto e com acento circunflexo, quando essa palavra for utilizada como substantivo e estiver antecedida por artigo, podendo ser definido ou indefinido. Vejamos alguns exemplos:
Não sabemos o porquê de tanta violência;
Gostaria de saber os porquês de minha demissão.

Resumo de Como Usar os Porquês da Língua Portuguesa

É preciso que o aluno treine bastante esse assunto, porque parece confuso, mas não é tão difícil assim. A língua portuguesa precisa ser estudada com dedicação, também vale lembrar que a repetição, leva a perfeição.  Os porquês da língua portuguesa precisa ser compreendido, pois é um assunto recorrente em provas.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *